Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

sábado, 21 de maio de 2011

Os Vilões na Ficção



Os personagens que mais ajudam numa história são os vilões. Sem eles, como poderiam o heróis florescer?
Quanto maior o vilão, mais o herói tem de dar de si e mais o autor tem de se conhecer.
É também assim que um autor se aprende, se escreve, se humaniza e desmistifica enquanto Eu.

Eu gosto de vilões ousados e excêntricos, mas fascina-me esta indecisão do Professor Snape. Ele não é tão mau como quer parecer. Ele quer que o Harry pague pelo que o pai dele lhe fez. É o mais real dos vilões. Um fraco que, por força, quer destruir o filho daquele que mais o magoou na vida - acha ele.

Não repara que ao perpetuar essa mágoa só ele sofre. Ele não sabe como se libertar dessa dor e provoca mais sofrimento a ele próprio. Se calhar é por isso que gosto dele.

No seguinte Link, está uma lista de alguns dos vilões mais expressivos da literatura. Não concordo com todos. Qual seria a minha lista?
hum...

http://www.linternaute.com/livre/magazine/les-pires-mechants-de-la-litterature/?f_id_newsletter=5015&utm_source=benchmail&utm_medium=ML125&utm_campaign=E10198587&f_u=12955472

3 comentários:

Nely disse...

Acho estupidamente estupido, essas pessoas que querem vingar-se de alguém, mas como esse alguém está morto vingam-se nos filhos ou familiares. E eu pergunto, porquê que essas pessoas não pensam ? Né ! Se já está morto pronto assunto enterrado !
Beijo

Patrícia Grade disse...

Mas o Snape é uma incógnita, não é?

Ele não é mesmo um vilão. É alguém magoado, profundamente magoado e essa mágoa transporta-o pela vida fora, como se lhe carregasse o coração fora do peito...

O Snape é de facto, o meu herói preferido...
E o melhor de tudo é que só no fim da estória se conhece realmente a sua história.

Gaia Adoa Coelho disse...

indomável
Eu ainda não li o último livro, mas creio que realmente ele se vai revelar no fim.

Ele é apenas uma pessoa muito magoada como refiro no post.
É muito humano e por isso mesmo é o herói que mais gosto. Até o Harry tem por vezes um quê de prepotente, como todas as pessoas "boazinhas" ou que só conseguem fazer o "bem".

Nunca mais chega o filme!!! Bahhh!