Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Apresentações em Zurique II



Há sempre apresentações que correm bem e outras que nem por isso, o que não quer dizer que sejam menos importantes até porque é com essas que aprendemos mais. A escritores muito famosos acontece-lhes ter apresentações onde não aparece ninguém, o que fará com escritores em início de carreira como eu!
Mas não é para me queixar que estou a falar desta experiência, pelo contrário. 

O que fazer nestas situações?

Não importa o que as organizações dos eventos fazem, se são muito ou pouco profissionais. Não somos nós que respondemos por elas, nós apenas podemos responder pela nossa profissionalidade ou falta dela. O público é que deve ser respeitado, afinal é ele que lê os nossos livros. Façam sempre com que tudo corra bem para o público. Dêem o vosso melhor "no matter what", e ainda mais se houver crianças  no público.
Saibam para que público estão a falar e adaptem-se tanto em relação à idade, cultura, escolaridade e quantidade. Falar para uma grande audiência não é o mesmo que para meia dúzia de pessoas. Neste último caso podemos ser mais intimistas, havendo mais gente, teremos de generalizar mais o discurso.




Outra questão que podemos levantar é: se as coisas não correram bem desta vez, é de bom senso voltar a trabalhar com as mesmas pessoas? Há sempre sinais que podemos ler - se as pessoas estão a deixar tudo para a última da hora, pode ser o alarme que temos de ouvir e actuar conforme... Mas nunca desistam de fazer as coisas só porque correu menos bem uma ou duas vezes. Isso apenas quer dizer que precisamos de limar umas arestas...

0 comentários: