Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Os Outros

(...)
É uma ditadura dos outros, já reparaste?
Sim, mas imposta por nós. Nós é que deixamos que isso aconteça. É sempre difícil remar contra as marés.
Queremos sempre agradar a todos, começamos pelos nossos pais, avós, professores... o namorado, a namorada... os colegas da escola, a nossa “aldeia”, depois o bairro... Quando paramos? Alguma vez paramos?
Acho que nunca... às vezes aparecem aqueles Punks, todos marados, dão a impressão de que não se encaixam em lado algum. De que querem ter um mundo à parte, de que fazem parte de um Mundo à parte. Observo-os de longe e penso. Fazem tanto esforço...

Esforço?
Sim, para não mostrarem que são iguais a nós. Criaram aquela carapaça de força e poder e superioridade... percebes?
Ahahah! Dizes que tudo não passa de uma farsa? Para encobrir a fragilidade deles?
Sim, claro! Se entrares no grupo deles verás. Têm medo de se separarem porque sozinhos não se aguentam de pé. É como tu e eu.
Tu e eu??? Mas estás doida?? Que temos nós a ver com esses gajos?
Não percebes ainda?
Mas perceber o quê?
Oh pá!! Que somos amigos porque nos sentimos apoiados um no outro, porque sem isso esta amizade deixaria de fazer sentido... Nós somos amigos porque nos sentimos mais fortes assim. Por isso tu apoias as minhas ideias e eu as tuas, temos os mesmos pontos de vista, porque nos é cómodo também... Vês?
Mas eu não concordo contigo só porque sim... concordo porque vejo e acredito na tua maneira de pensar, certo?
Claro que sim!! Porque pensamos igual! Senão ia cada um para o seu lado, não seríamos amigos... As amizades são sempre muito cómodas.
Ok, estou a ver o que queres dizer...
Vá lá!...
Mas há aqueles amigos que dizem coisas que te magoam...
Sim, é verdade. E quantas vezes os afastamos por isso, não é? A nossa vaidade tem de ficar por cima. Somos tão idiotas.
Ahahahah! Somos mesmo!
(...)