Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

sábado, 28 de abril de 2012

In Love

The problem of being InLove is that we position ourselves outside of Love to be there.
Instead, if we ARE LOVE, there's no in or out, just BEING.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A MENINA QUE ODIAVA LIVROS



Lembro-me de quando estava na preparatória e tínhamos um livro que deveríamos ler em casa para depois trabalhar nas aulas. Chamava-se "Os meus Amores" e é de Trindade Coelho. 
A capa é branca, apenas com o básico e uma cornocópia azul.

Ainda antes desta experiência, quando ainda não sabia ler, eu lia bastante. Lia as imagens dos livros do Tio Patinhas e do Pato Donald que as minhas tias devoravam. Eu devorava-os também!

Custou-me imenso ler "Os meus Amores" porque achei que não estava adequado para mim, para os meus colegas, para a nossa imaginação de crianças. Mas tinha colegas que gostaram de o ler. Eu não.

Já nessa idade notei que era um livro onde nada acontecia e eu queria que houvesse mais acção, era demasiado descritivo. Foi um livro que marcou a meu finca pé com a literatura portuguesa. Recusava-me a ler os livros oficiais para as aulas de português. Mas não todos!

Adorei Camões! Amei Fernando Pessoa! Diverti-me imenso com Gil Vicente!
Era assim que a literatura deveria ser!

Compensava com idas à biblioteca e a secção de ficção-científica. A minha adorada Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia. Sempre que tínhamos um furo, zás! Biblioteca!

Com 13 anos descobri Dune de Frank Herbert. Todos os anos vejo o filme pelo menos uma vez e já li várias versões dos livros. Ainda hei-de ler a versão original. Foi uma marco na minha vida.

Outro marco, foi quando a professora de filosofia me indicou Virgílio Ferreira - Aparição.

Hoje leio autores portugueses com todo o prazer. Portugal tem autores fantásticos!!!
Lembro-me da capa do livro do Trindade Coelho porque mantenho a cópia desde então. De vez em quando leio e delicio-me como só agora posso fazê-lo.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Viver a Liberdade Sempre


Grândola Vila Morena...

Destruam-se as Esc.ol.as, elas são subversivas.
Usem-se bombeiros para o trabalho... 1984? Ironia?
Ha! Talvez não!

Hitler também teve muito medo dos livros. A famosa noite de Cristal foi disso testemunho. Quantos países não controlam a Internet e outros a tentam controlar por todos os meios? SOPA?

A Liberdade é dos valores mais fantásticos que o ser humano possa ter. É aqui que nos formamos. É aqui que somos. É a base. Gosto muito de saber que o Günter Grass tem o direito de escrever poemas que ponham em causa o que estados como o de Israel fazem na total conivência de grande parte do Mundo. Gosto de saber que tenho o direito de denunciar o que países muçulmanos fazem para conter a vida em si. As facas devem cortar sempre para ambos os lados.

Só assim podemos ser livres.

Gosto de poder manifestar-me a favor de um Tibete livre. Gosto de saber que todos os livros do Saramago podem ser comprados em Portugal embora tenha havido tentativas de supressão.

Gosto de saber que a LIBERDADE existe TODOS OS DIAS e EM TODAS AS PESSOAS. E que não depende quanto dinheiro temos ou não temos. A escolha é sempre nossa. Digam o que disserem. Matem-nos ou não! Somos nós que escolhemos viver assim.

Grândola Vila Morena...
Foi assim que começou a revolução de 1974.
Começou com umas notas de música e palavras que lhe davam a mão no ritmo. Foi a cultura que tocou o sino. Não haja dúvidas do porquê dos governos temerem sempre e tanto a cultura!

Em Portugal, os cravos são feitos de letras e música!

Está em cada um de nós festejar a data todos os dias ou apenas quando marcada num calendário.
Eu escolho ser livre e festejar a liberdade sempre. Eu escolho a responsabilidade que esta escolha acarreta. A Liberdade não é fácil, requer escolhas conscientes a cada oportunidade. E devemos tomá-las todos os dias. É como um alimento, não precisamos de comer todos os dias? É assim com a liberdade. Deve ser exercida TODOS OS DIAS ou esquecemos de que a podemos exercitar e ela murcha como um cravo sem água.

Hoje, dia 26 de Abril, 38 anos e dia depois da revolução portuguesa, é quando mais podemos exercitá-la. Para quando o 27 chegar, não nos esquecermos de onde vimos e no dia 28, sermos escravos de novo.

Pela minha parte, estarei disposta a dar o exemplo.

EU SOU LIVRE!

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hezarfen - 3D Animation [2011]



Não voes, não tentes nunca.
Nunca saias de onde estás.
Acomoda-te.
Ganha raízes.

Respira, ainda que estejas mort@.

domingo, 22 de abril de 2012

Cinco lições da internet para escritores


Cinco lições da internet para escritores é um artigo do Diário de Notícias muito interessante misturando dados de escritores portugueses com entrevista.

 

 

De Ricardo J. Rodrigues Fotografia de Paulo Spranger/Global Imagens.

Vale a pena ler AQUI

Uma das entrevistas mais recentes que fiz foi ao Blogue Tertúlias à Lareira da Margarida Rodrigues.
E poderá ser lida AQUI.






A querida colega Andreia Ferreira do Blogue D311nh4 entrevistou-me há pouco e foi ESTE o resultado.

Espero que gostem!!





a short film by David Lisbe

Um pequeno filme sobre julgar os "outros"