Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

5 Story Mistakes Even Good Writers Make

AQUI pode estar uma enorme ajuda para os nossos livros.


Espero que seja instrutivo.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Poder.


Falo muitas vezes no "nosso poder". O que é?
O nosso poder - É como se fôssemos todos super-heróis e delegássemos os nossos poderes a outras pessoas porque essas pessoas fariam melhor uso deles do que nós. Na realidade, temos tanto medo do nosso poder que simplesmente, o ignoramos, ou nem o conhecemos. Muitos de nós vivemos assim. Eu vivi assim durante quase toda a minha vida. E porquê? Medo. Ignorância. Fragilidade. Medo.
Temos medo que não nos amem. Temos medo que tenham medo de nós. Temos medo de ser rejeitados. Temos medo da nossa própria luz. Estamos muito mais seguros na nossa escuridão. Porquê? Simplesmente porque estamos habituados a essa escuridão. Vejamos bem, se estamos habituados à escuridão, é certo que a luz vamos assustar-nos com toda e qualquer luz que nos apareça à frente. É como uma barata. Habituada à escuridão, ela foge para se recolher e esconder de qualquer nesga de luz que exista. Mas não, não somos baratas, somos seres humanos e fomos feitos para andar cá fora durante a luz do dia. Dizem-nos que somos maus, não merecedores, estranhos, etc, e se nos falam o contrário, não conseguimos acreditar. É um pouco isso o que acontece.



Quando andava no liceu, tinha um colega que demonstrou claramente que a minha luz o incomodava. E que fiz eu? Simplesmente apaguei-me. É assim que fazemos para não incomodar ninguém. Podem perdoar-nos facilmente por assassinar alguém, mas não por sermos fantásticos, felizes ou simplesmente vivermos na nossa luz. Sempre foi assim com as pessoas que mais iluminaram este planeta. Não foi por isso que Jesus Cristo morreu? Não foi por isso que Gandhi foi assassinado? Que John Lennon foi assassinado? Foi por causa da luz deles. A luz pode incomodar muito quem anda no escuro. Porque será? Tanto medo causa!
E uma mulher que seja iluminada? Ui! Que medo faz! E não só a um homem.
As mulheres devem andar atrás de um homem, ou vários. E estar debaixo das suas ordens, etc. Preferencialmente, debaixo dos lençóis de um homem ou na sua cozinha. Que outro lugar existe para uma mulher? Mas cada pessoa é a sua visão e o uso que faz do que tem. Se uma mulher é inteligente, por que não usar a sua inteligência em vez de se deixar subjugar por um homem? Na realidade, nenhum homem é capaz de subjugar ninguém se essa pessoa não quiser. Mas... Por que haveria uma pessoa deixar-se subjugar por alguém? Porque não sabe que o pode fazer, porque não sabe o poder que tem, porque tem medo. É muito mais fácil para um homem, seja ele quem for, lidar com alguém que não tenha cultura porque a cultura dá valor às pessoas. A cultura torna-nos iguais. A cultura dá-nos... Retribui-nos o poder que é nosso por direito. Cabe-nos a nós reclamá-lo. Mas reclamá-lo a todos os níveis. Somos seres fantásticos cheios de capacidade para tudo o que desejarmos. Temos o poder de acreditar ou não no que nos dizem. E podemos tanto acreditar que somos uma merda ou que somos merecedores de toda a abundância do Mundo. Em qual vamos acreditar? Eu acredito no que me dá mais poder, até porque é uma questão de crença. Tudo o que nos dá força é de louvar. Já basta termos quem nos deite abaixo. Somos todos filhos e filhas d@ mesm@ deus@.
Se for para acreditarmos em alguma coisa e é bastante arbitrário o que nos dizem desde a infância, raios! Que eu acredite no que me dá poder. Eu sou Deus!



Quanto mais soubermos, mais longe estamos de sermos manipulados.