Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Padeira de Lutópia

Era uma vez um país chamado Lutópia. As pessoas deste país viviam sossegadas porque, embora se metessem na vida dos vizinhos, geralmente este meter o nariz também significava saber se estava tudo bem e, quando não estava ajudavam-se uns aos outros.


Em Lutópia os campos eram verdes e gabavam-se de ter sempre comida saudável nas mesas. Aborreciam-se com pouco, mas quando se aborreciam…

Havia, neste país, uma padeira a quem todos gabavam o pão. Felicitavam-na por ser tão trabalhadora. Levantava-se cedo, apanhava os transportes públicos e lá fazia a sua vida. Não tinha muito, mas sentia-se digna e honrada do seu trabalho.

Mas o governo, porque nem tudo era perfeito neste país de fadas, começou a complicar a vida à padeira. Afinal de contas ela era mais amada que o governo. Vendo-se ameaçado por alguém que alimentava o povo, o governo mandou aumentar o preço do pão. Aumentou tanto que quem trabalhava já não podia comer um único pão por mês. A morrer de fome, o povo queixava-se. De nada serviu.

A padeira, habituada a resolver tudo com proficuidade, pegou na pá antes que ela começasse a ganhar pó e saiu à rua.

Os vizinhos, curiosos e cuscas, seguiram-na. Quando a padeira chegou às portas do governo ainda teve de esperar que este abrisse o expediente. Como ela tinha tempo, esperou. Enquanto isto, os vizinhos de todo o país espreitavam a ver no que isto ia dar. E acumulavam-se atrás da padeira.

Quando o governo, por fim, chegou, encontrou o país à porta. Com receio, até porque o povo era mais em número do que os regentes temporários, ouviram o convite da padeira depois de os deixar entrar ao serviço - Ou saem pela janela ou usam a porta…




Nota da autora - Longe de ser dos meus melhores contos, apenas vos digo: Contem o conto e acrescentem-lhe um ponto…