Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Equanimidade

Quando alguém morre e ficamos tristes, demonstra o quê?
O nosso egoísmo e a nossa fragilidade. Vivemos num Mundo em que parece que queremos viver para sempre e de preferência jovens, ainda que falsamente jovens.
Como é que nos preparamos para a morte se olhamos ao espelho e nos vemos eternamente jovens? Pois a morte é inevitável.
Hoje foi o funeral de um poeta português, mas também o aniversário de várias pessoas, entre elas o da Paula Rego.
Todos os dias nascem e morrem milhares de pessoas e o Mundo continua a girar.
Devemos ficar tristes... contentes?
Para o Mundo isto é-lhe indiferente. Continuará a girar em torno do seu eixo providenciando o dia e a noite, cada qual na sua vez.
Fará sentido ficarmos tristes de cada vez que chega a noite e apenas sorrir quando aparece o Sol?



terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Muito trabalho e novidades para breve!

O facto de já ter começado a escrever o terceiro livro da série Ups! Engoli uma Estrela,
o facto de estar a corrigir o segundo livro da série - mais especificamente a trabalhar no primeiro capítulo (que deixei para o fim),
o facto de estar a traduzir o primeiro dos livros para inglês... e depois passar a traduzir o segundo até Março...
Está a contribuir para quase misturar os livros.

Satisfaz-me saber que os leitores estão a gostar.
No domingo soube que o livro esgotara na Fnac do NorteShopping.
:o)

Quanto a fazer muita coisa ao mesmo tempo, tem calma, respira fundo. És apenas humana.
Adoro o meu "trabalho"!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Amar quem nos magoa...


Perante um fogareiro que deveria ser apagado, o louco pegou em gasolina e em vez de apagá-lo, reactivou as labaredas. O sábio, perante o mesmo desafio, foi deitando água aos pouquinhos. As brasas reclamavam pffff... pffff... de cada vez que recebia a água. O sábio continuou até que pôde deitar o balde de água em cima do carvão e apagou-o.

Quantas vezes não fazemos o mesmo quando tentamos resolver uma briga, uma discussão e não o vemos? Quantas vezes, em vez de acalmar os ânimos ainda provocamos mais revolta?




Hoje estava a pensar na reencarnação e na vida de muitos gatos... Pelo menos na vida das gatas que fazem o favor de partilhar a vida comigo... Tenho a impressão de que os gatos têm a vida do que chamamos "Nirvana". Ou seja, quando atingimos o Nirvana não deixamos de reencarnar, mas passamos a reencarnar como gatos!



"Mais do que qualquer espécie domesticada, os gatos estão em paz consigo mesmos. Sabem perfeitamente quem são, do que precisam e o que querem. Aos olhos do Homem, isso pode parecer arrogância ou altivez, daí o ditado tantas vezes usado pelos donos de gatos, "os cães pensam que são humanos, os gatos pensam que são deuses". Também existe a versão "os cães têm donos, os gatos, pessoal auxiliar" - Se o Seu Gato Falasse de Dr. Bruce Fogle


A dormir...