Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

sábado, 21 de maio de 2011

Os Vilões na Ficção



Os personagens que mais ajudam numa história são os vilões. Sem eles, como poderiam o heróis florescer?
Quanto maior o vilão, mais o herói tem de dar de si e mais o autor tem de se conhecer.
É também assim que um autor se aprende, se escreve, se humaniza e desmistifica enquanto Eu.

Eu gosto de vilões ousados e excêntricos, mas fascina-me esta indecisão do Professor Snape. Ele não é tão mau como quer parecer. Ele quer que o Harry pague pelo que o pai dele lhe fez. É o mais real dos vilões. Um fraco que, por força, quer destruir o filho daquele que mais o magoou na vida - acha ele.

Não repara que ao perpetuar essa mágoa só ele sofre. Ele não sabe como se libertar dessa dor e provoca mais sofrimento a ele próprio. Se calhar é por isso que gosto dele.

No seguinte Link, está uma lista de alguns dos vilões mais expressivos da literatura. Não concordo com todos. Qual seria a minha lista?
hum...

http://www.linternaute.com/livre/magazine/les-pires-mechants-de-la-litterature/?f_id_newsletter=5015&utm_source=benchmail&utm_medium=ML125&utm_campaign=E10198587&f_u=12955472

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ó mar, ó vida!


Deixa mergulhar nas tuas ondas,
Deixa-me ser tua.


Só mais hoje.

domingo, 15 de maio de 2011

. final

No princípio era o fim e tudo se tornou no que era antes de ser.
Foi o caos. A luz terminou com o riso da infância e abriu o Inferno das almas. Desci ao meu cais subaquático. A podridão precisava da sua rega diária.

Conheci o amor. Ou seria a MORTE. São tão parecidos... O que é 1 ou o que é a outra e onde estou eu. 3 linhas convergentes num único ponto, final por sinal. E sempre o Fim de Tudo.
O fora e o dentro não são partes do mesmo ser nem do mesmo corpo. O Tao perdeu-se algures no infinito do seu começo e término. Acabei também. Fui embora já há muito tempo. Ninguém deu por nada. Às vezes tenho a impressão de que só eu tenho conhecimento disso. Só eu procuro por mim.

Ponto final.