Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

How To Structure A Successful Story

Não é propósito deste blogue ter muitos artigos sobre escrita, mas é sempre bom saber onde se pode encontrar blogues e páginas que nos ajudem a melhorar a escrita. Neste sentido, deixo aqui outro LINK




Ainda não tive tempo para ver tudo. Achei engraçado ao facto do autor do blogue ir buscar imagens equivalentes em filmes e depois mostrar que o mesmo acontece com as histórias e estruturas de certos (muitos) filmes.

Quando estava na faculdade a estudar pintura, tive aulas de antropologia cultural onde visionamos alguns filmes. Estudamos a estrutura deles e deparamos com semelhanças tipo fotocópia! Basicamente, os filmes "O Feiticeiro de Oz" e o primeiro da saga antiga da "Guerra das Estrelas" foram feitos com papel químico!
A juntar-se a estes, há muitos mais! 

Como trabalho para a cadeira, peguei na ópera "Flauta Mágica" do Mozart e a estrutura continuava a repetir-se!

Isto tão-pouco significa que sejam maus filmes ou más histórias, apenas significa que funcionam simplesmente porque é assim que o ser humano funciona.

Para leitura complementar, recomendo

- The Hero with a Thousand Faces - Joseph Campbel
- The Hero's Journey - Joseph Campbel

0 comentários: