Gaia (Adoa Coelho)

Gaia é a personificação do antigo poder matriarcal das antigas culturas Indo-Européias. É a Grande Mãe que dá e tira, que nutre e depois devora os próprios filhos após sua morte. É a força elementar que dá sustento e possibilita a ordem do mundo. Nos mitos gregos, os conflitos entre Gaia e as divindades masculinas representam a ascensão do poder patriarcal e da sociedade grega sobre os povos pré-existentes.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Adoa Coitadinha

No domingo a Adoa Coitadinha Cheia de Dores apareceu em palco. Mas não vou deixar agora a Adoa Queixosa aparecer aqui.

O interessante da situação é que as dores, e não só, pareciam dizer "olá" e voltar mais tarde, ou esquecerem-se.

Estava a reflectir nisto porque nada acontece sem razão. Enquanto EU precisar da Adoa Coitadinha, ela há-de sempre dar um ar da sua graça. Há sempre muito a ganhar  - a atenção dos outros, a complacência, as desculpas... Enquanto o ganho for maior que a perda não acontecerá reviravolta.

Mas a Adoa Coitadinha tem as suas virtudes - está sempre muito atenta ao corpo, é muito cuidadosa e amorosa. Nunca poderei simplesmente despedi-la. Ela faz-me falta.

O que poderei fazer é pegar nessas qualidades e utilizá-las de outra maneira onde, em vez de me retirar poder, o possa reforçar.

Em quê?

Em cuidar bem de mim.
Em trabalhar bem.
Em ser amorosa com todos os meus aspectos.
Em estar atenta e consciente....


0 comentários: